Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Ele quer, eles querem

%u201CNo caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude.%u201D Henry W. Longfellow

09/08/2018 15:08

Dad Squarisi

O assunto da vez? São as eleições. Os candidatos correm atrás de votos. Não poupam promessas nem bruxarias. Fantasiados de super-homem ou mulher-maravilha, apresentam-se como salvadores da pátria. Sabem tudo. Podem tudo. Mas, no fundo, no fundo, eles querem o poder. Conjugam, por isso, o verbo aspirar.


Como não nasceram ontem, sabem que todo o cuidado é pouco ao lidar com o trissílabo arisco. Tropeçar na regência causa estragos. A presença ou ausência da preposição muda o sentido da frase. Veja:

  1. Transitivo direto, aspirar significa respirar, inspirar: Aspirou com prazer o ar da manhã. No jardim, aspirava o aroma das flores. Ao chegar perto, aspirei o perfume Chanel nº 5.
  2. No sentido de desejar, é transitivo indireto que rege a preposição a: Candidatos aspiram ao poder. Só mediante concurso, terei acesso ao cargo a que aspiro. Jorge Amado sempre aspirou ao Prêmio Nobel.

Coisa de candidato

Um candidato da nossa cidade reuniu os amigos e os amigos dos amigos pra apresentar o plano de governo. Com a casa cheia, tomou a palavra. Conjugou sem cansar o verbo prometer:

— Prometo dar muitas casa, prometo engordar as cesta básica, prometo aumentar o valor da bolsa-família.

O assessor, preocupado com a concordância, cochichou ao ouvido do entusiasmado político:

— Não se esqueça de empregar o plural.

O homem não pensou duas vezes:

— Vou dar emprego pro pai do plural, pro tio do plural e, claro, pro plural.

Por falar em concordância...

As duplinhas assim como e bem como dão nó nos miolos dos falantes e escreventes. A questão: o verbo vai para o singular ou o plural? Depende. O verbo pode concordar com o primeiro nome ou com os dois. Observe a vírgula: Bolsonaro, assim como Álvaro Dias, foi entrevistado na segunda-feira. Bolsonaro assim como Álvaro Dias foram entrevistados na segunda-feira. Bolsonaro, bem como Álvaro Dias, foi entrevistado na segunda-feira. Bolsonaro bem como Álvaro Dias foram entrevistados na segunda-feira.

Você sabia?

A palavra candidato tem história curiosa. Ela nasceu do latim candidatus, filhote do adjetivo candidus, que quer dizer cândido, alvo, puro, imaculado. Explica-se: os romanos de olho em cargo eletivo sempre vestiam roupas brancas. A cor simboliza pureza, candura.

Hoje e ontem

Hélio Bicudo morreu. No obituário, apareceu a informação “um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff”. Nada feito. É verdade que o tempo passa. O atual vira ex. Mas, enquanto não vira, é atual. Se estamos falando do passado, temos de nos colocar no passado.

Dilma é ex-presidente hoje. Não era quando corria o processo para lhe cassar o mandato. Melhor: um dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ops! Pessoas desinformadas podem pensar que Dilma ainda é presidente? Há saída. Recorra ao então: um dos autores do pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Leitor pergunta

Sei que a locução através de tem restrições de emprego. Pode explicar?
Sandro Caldas, Araxá

A locução através de pertence à família do verbo atravessar. Deve, portanto, ser empregada no sentido de passar de um lado a outro, ou passar ao longo de: Vejo o jardim através da janela (meu olhar atravessa a janela e chega ao jardim). O conceito de beleza mudou através dos tempos (ao longo do tempo, o belo foi adquirindo significados diferentes). Evite usar através de em lugar de mediante, por meio de, por intermédio de, graças a ou da preposição por: Falei com ele pelo telefone. O acerto será feito mediante acordo de líderes. A notícia chegou por intermédio dos familiares da vítima.

Autoescola ou auto-escola? Vejo a palavra gravada das duas formas. Estou confusa.

Celene Cunha, Ceilândia

O prefixo auto- pede hífen antes de h e o. No mais, é tudo junto: auto-hipnose, auto-observação, autoajuda, autoescola, autorregulação, autossuficiência.