Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Militar está na moda?

"O H é letra muda. Não fala, mas ajuda." Dito popular

04/12/2018 14:31 | Atualização: 04/12/2018 14:39

Dad Squarisi

Kleber Sales/CB/D.A Press
Militar está na moda? Está. A visibilidade se deve a Jair Bolsonaro. O presidente eleito é reserva do Exército. Ele joga no time do mandachuva americano Donald Trump. Esnoba intermediários e se comunica diretamente com o povo via Twitter. É aí que começa a confusão. Nos tuítes, escreve as patentes com inicial grandona. Bobeia. Capitão, coronel, general & cia. fardada são humildes. Rejeitam as maiúsculas.


Em latim, majusculus quer dizer um tanto maior. Maioral, maioria, maioridade, major, majoritário, majorar pertencem à mesma família. Todos são aparentados com maior. Por isso, têm complexo de Deus. Se deixar, ocupam um senhor espaço. Manda o bom senso pôr-lhes o pé no freio. Para dar-lhes um chega pra lá, dois princípios se impõem. Um deles: só usá-las nos casos obrigatórios. O outro: não as empregar para valorizar ou destacar ideias. Maiúsculas devem ser as ideias, não as letras.

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) manda grafar com maiúscula

1. nomes próprios: Rafael, Renascimento, Avenida Atlântida, Presidência da República, Poder Judiciário, Região Sul, o Sul do Brasil, Região Centro-Oeste, o Centro-Oeste, o Nordeste, Oriente, Ocidente, Antiguidade, Idade Moderna, Renascimento, Belle Époque, Seleção Brasileira, Seleção Chinesa de Vôlei Feminino, Campeonato Nacional, Copa do Mundo, Olimpíadas, Medalha do Pacificador.

2. nome de disciplinas (facultativo): Marcos levou pau em Português e Matemática. Mas safou-se em Inglês. (Marcos levou pau em português e matemática. Mas safou-se em inglês.)

3. nomes de impostos e taxas: Imposto de Renda, Imposto Predial Urbano, Taxa do Lixo.  

4. atos de autoridades quando especificado o número ou o nome: Lei 2.346, Medida Provisória 242, Decreto 945, Lei Antitruste.

4.1. O ato perde a majestade em dois casos. Um: depois da 1ª referência. O outro: na ausência do número: A medida provisória trata do Plano Real. O presidente vetou a lei.  

5. os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste). Se o ponto cardeal define direção ou limite geográfico, usa-se a inicial minúscula: O carro avançava na direção sul. Cruzou o Brasil de norte a sul, de leste a oeste.  

6. as palavras Estado (país), União e Federação (associação de estados): A sociedade controla o Estado. A Constituição enumera as competências da União. Impõe-se preservar a Federação.

7. datas comemorativas e nome de festas religiosas: Sete de Setembro, Proclamação da República, Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia da Árvore.

Atenção, gente fina. As festas pagãs se escrevem com a inicial pequenina (carnaval, ano-novo). Também: quaresma, semana santa, quarta-feira de cinzas, sábado de aleluia.

8. Nomes científicos de famílias animais e vegetais (o segundo elemento com minúscula): Coffea arabica (em grifo).

9. Oração incluída dentro de parênteses quando constitui oração à parte, completa, precedida de ponto. No caso, começa com letra maiúscula e termina por ponto: Na praça, o sentimento geral era de grande frustração. (Nenhum candidato se dignara comparecer ao comício.)

10. Citação: quando vem depois de dois pontos, a citação começa com letra maiúscula. Caso contrário, com minúscula: Fernando Pessoa escreveu: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Segundo Fernando Pessoa, "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Leitor pergunta

Quando usar mal e mau?
Selma Maria, Tubarão

Mal = o contrário de bem; mau = o oposto de bom. Na dúvida, faça a substituição: mau humor (bom humor), mau datilógrafo (bom datilógrafo), homem mau (homem bom), mal-humorado (bem-humorado), mal-estar (bem-estar), mal-agradecido (bem-agradecido), mau português (bom português).