Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Carreira militar é sonho de muitos brasileiros e atrai concurseiros

Quatro editais lançados pela Aeronáutica, no Diário Oficial da União, oferecem, ao todo, 50 vagas para preenchimento imediado em 2017

03/03/2016 11:23

Marlla Sabino - Especial para o Correio

 Zuleika de Souza/CB/D.A Press

O serviço militar está se tornando o sonho de muitos brasileiros. Nos últimos anos, houve uma queda na procura por concursos das Forças Armadas, mas com a crise econômica e o aumento do número de desocupados entre jovens de 18 a 24 anos, o número de interessados cresceu bastante, segundo o Adriano Barreto, professor de matemática e raciocínio lógico do Gran Cursos. A taxa de desocupação nessa faixa atingiu 18, 9%, em janeiro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma diferença de 6 pontos percentuais na comparação como o mesmo período do ano passado.

O diretor do curso Zero Um Preparatório, Cláudio Rocha, destaca alguns benefícios da carreira militar: o plano de saúde para toda família, a possibilidade de ascensão profissional e de servir em vários estados brasileiros. “Além disso, as Forças Armadas oferecem uma gama de opções para o militar se qualificar profissionalmente. Há cursos intelectuais, na área de finanças, telecomunicações, línguas, e operacionais, como paraquedismos e mergulho”, exemplifica.

A dica do professor Barreto, do Gran Cursos, para os interessados na carreira é focar os estudos na área de exatas, principalmente em matemática e física, por serem disciplinas com alto nível de dificuldade. Ele afirma que há tempo hábil para se preparar para as provas do concurso da Aeronáutica — previstas para 5 de junho —, mas que é necessário que o candidato dedique o maior tempo possível. “É preciso ter um objetivo definido, saber qual concurso quer e focar os estudos para essa meta, ter disciplina e organização. É importante manter uma atividade física para estar preparado para o teste”, aconselha.

Os quatro editais lançados pela Aeronáutica, no Diário Oficial da União, oferecem, ao todo, 50 vagas para preenchimento imediado em 2017. As inscrições podem ser feitas até 23 de março e o salário inicial bruto é de R$ 8.877,60. As oportunidades são para profissionais de engenharia, em diversas especialidades; administração; análise de sistemas; enfermagem; jornalismo; pedagogia; psicologia; serviços jurídicos; serviço social e odontologia.

Rocha, do Zero Um, afirma que ingressar na área militar é uma boa opção para aqueles que já são graduados nas áreas contempladas pelo edital. Ele aponta o fator de concorrência reduzida, comparando com outros concursos públicos e a familiaridade com o conteúdo. “As provas são de conteúdos específicos da graduação estudada e disciplinas básicas de ensino médio, como português, matemática, inglês.”