Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Itamaraty publica resultado de primeira fase para candidatos a diplomata

O resultado final do concurso deve ser publicado apenas em 16 de dezembro deste ano

24/08/2016 10:20

Lorena Pacheco

Se você foi um dos 4.925 inscritos no concurso para diplomata do Ministério das Relações Exteriores (MRE) já pode conferir o resultado da primeira fase da seleção. Foram aplicadas provas objetivas em 31 de julho pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Pode também ser conferido o procedimento administrativo de verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros e foi reaberto o prazo para que os candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas aos negros possam, se assim desejar, desistir dessa opção (24 e 25 de agosto, pelo site www.cespe.unb.br).

Estão em disputa 30 vagas para pessoas com qualquer nível superior de formação. O salário é de R$ 15.005,26. São, ao todo, 22 vagas para ampla concorrência, seis para negros e duas para pessoas com deficiência.

A segunda etapa da seleção será uma prova discursiva de língua portuguesa em 17 de setembro e a terceira fase será composta por provas discursivas de história do Brasil e língua inglesa no dia 18 de setembro; geografia, política internacional e noções de economia em 24 de setembro; noções de direito, direito internacional público, língua espanhola e língua francesa em 25 de setembro. Todas serão eliminatórias e classificatórias.

O resultado final do concurso deve ser publicado em 16 de dezembro deste ano.

A última seleção para a carreira diplomata foi lançada em junho de 2015 e contou com 6.003 candidatos – média de 239 inscritos por chance. Todas as 30 oportunidades foram preenchidas.