Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Gabaritos da Fiocruz apresentam sequência de respostas e preocupam candidatos

O órgão divulgou nota sobre o caso

28/09/2016 15:55 | Atualização: 28/09/2016 16:44

Lorena Pacheco

Reprodução
Quem fez as provas para o cargo de assistente técnico em gestão de saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), neste domingo (25/9), foi surpreendido com a divulgação dos gabaritos preliminares. A partir da questão 31 até a 60, as respostas corretas apresentam uma sequência lógica de repetição nos quatro tipos de provas aplicados (vermelho, azul, verde e amarelo), o que preocupou os candidatos devido a uma possível chance de fraude na seleção.

Como Gabriel Godoy, que fez as provas em Belo Horizonte e se surpreendeu com o padrão das respostas. "Nós, concurseiros, utilizamos muito recursos mnemônicos para auxiliar o processo de memorização de conteúdo, e esse parece ser um gabarito mnemônico que alguém fez para passar as respostas mais facilmente para outras pessoas, um jeito mais fácil de decorar", desabafou o candidato que, junto a outros, já fez denúncia do fato ao Ministério Público Federal.

Em nota ao Correio, a Fiocruz, que organiza o próprio concurso, afirmou que foram convidados professores externos ao quadro do órgão de elevada capacidade técnica, idoneidade e com larga experiência na elaboração de seleções públicas. “Esta equipe tem autonomia para criar as questões que compõem os cadernos de prova e disponibilizar as respostas nos gabaritos na sequência que entenda ser a mais adequada. Seguiu-se estritamente a ordenação definida pela banca elaboradora”, afirmou a nota. “A Fiocruz reitera a sua total confiança na equipe responsável pela elaboração da prova”.

Além disso, a fundação afirmou que todas as medidas para garantir a segurança e lisura do processo seletivo foram tomadas pela organização do concurso, que foi realizado em sete capitais para um total de 18.166 inscritos. A Fiocruz frisou ainda que não foram registradas, por parte dos candidatos, ocorrências relevantes de reclamações nas atas disponíveis nos locais de prova.

Estão em jogo 21 vagas imediatas de nível médio, sendo 16 para ampla concorrência, quatro para negros e uma para deficientes. Os aprovados serão lotados no Rio de Janeiro (14), Manaus (2), Belo Horizonte (1), Brasília (1), Curitiba (1), Recife (1) e Salvador (1), onde também serão aplicadas as fases do processo seletivo. De acordo com o edital de abertura da seleção, o vencimento básico do cargo é de R$ 2.313,61, mas pode chegar a R$ 7.094,81 com gratificações.