Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Em ano de eleições, GDF divulga calendário acelerado de nomeações

Serão, ao todo, 2.252 nomeações ao longo do ano

14/03/2018 11:46 | Atualização: 14/03/2018 22:03

Lorena Pacheco

Tony Winston/Agência Brasília
Após ser cobrado pela Câmara Legislativa, o Governo do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (14/3) o calendário de nomeações de concursados para este ano. O governo tem pressa, já que as nomeações em ano de eleição tem prazo determinado apara acontecer.


Em coletiva nesta manhã, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, anunciou que neste mês serão convocados 1.485 novos servidores para a Saúde (295 médicos, 256 enfermeiros, 767 técnicos e 167 especialistas), 63 para a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), 39 para o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e 34 auditores de controle interno para as secretarias de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Já em abril serão nomeados 242 agentes do sistema socioeducativo e 20 servidores da Secretaria de Cultura, sendo dez para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Outra categoria que receberá reforço é a Polícia Civil do DF. Serão nomeados 160 policiais — 65 delegados, 65 peritos e 30 papiloscopistas — de maio a dezembro.

"É importante ressaltar que [as nomeações] só são possíveis graças a muito esforço e trabalho nesses três anos de arrumação da casa. Quero fazer um agradecimento aos deputados da base, que aprovaram os projetos enviados para a Câmara Legislativa", disse Rollemberg.

Explicações na CLDF

Divulgação/CLDF
A secretária de Planejamento do GDF, Leany Lemos, deve comparecer à Câmara Legislativa hoje para prestar esclarecimentos acerca do calendário de nomeações do GDF para este ano. A informação foi dada pela assessoria de impressa da Seplag ao Correio. A presença dela foi solicitada ontem (13/3), na sessão ordinária da Casa, por requerimento do deputado Cláudio Abrantes (sem partido).

Na ocasião, vários parlamentares cobraram as datas de convocações. O deputado Bispo Renato Andrade (PR) ainda convocou os concursados para comparecerem hoje em frente ao Palácio do Buriti, para exigir que estes também sejam contratados. "A Câmara Legislativa aprovou recursos da ordem de R$ 100 milhões com este fim,” disse. Já o deputado Reginaldo Veras (PDT) lembrou que o Distrito Federal já se afastou do limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Por isso, vamos continuar pressionando o GDF para que ocorra a contratação", declarou.

Com informações do GDF e CLDF.