Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Polícia Militar de SP está autorizada a abrir novo concurso com 270 vagas para oficiais

A previsão é que os aprovados sejam convocados para exercício em 2019

13/06/2018 10:37

Do CorreioWeb

PMSP/Divulgação
A Polícia Militar de São Paulo (PM/SP) foi autorizada, pelo Governo do Estado, a abrir novo concurso público com 270 vagas para oficiais. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado, também prevê que os aprovados serão convocados para exercício em 2019. Os próximos passos são definir a comissão organizadora, escolher a banca e publicar o edital de abertura.

O novo concurso irá matricular os aprovados no Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. A remuneração inicial do cargo de aluno-oficial é de R$ 2.946,54. Após a conclusão do curso e término do estágio probatório, o aprovado será promovido ao posto de 2º tenente, com remuneração de R$ 6.417,06, conforme tabela de vencimentos anexa à Lei Complementar nº 1.249, de 3 de julho de 2014.

Além da remuneração, os aprovados têm um regime próprio de previdência, assistências médica, odontológica e psicológica. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para aqueles que atuarem em atividades administrativas e de 12 horas de serviço por 36 horas de folga para os que atuarem em atividades operacionais.

São requisitos básicos para concorrer a uma vaga, conforme dispõe a Lei Complementar nº 1.291, de 22 de julho de 2016: ser brasileiro, ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos, exceto para quem já é policial militar, ter altura mínima de 1,55m, se mulher, e de 1,60m, se homem, é permitido o uso de tatuagem, desde que sua simbologia não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas, a tatuagem não pode estar visível na hipótese de uso de uniforme operacional “de verão”, composto por camisa de manga curta e bermuda, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, possuir boa saúde, higidez física, mental e perfil psicológico compatível com o cargo, ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.


Último concurso para oficiais

Em 2017, foram ofertadas 221 vagas para o cargo de oficial, sendo organizado pela Vunesp. Com base no edital deste concurso os interessados já podem iniciar ou dar continuidade aos estudos. Os candidatos que participaram deste certame foram avaliados pelas seguintes etapas: prova objetiva, dissertativa, exames de aptidão física, exames de saúde, psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, e análise de documentos.

As provas objetivas e dissertativas foram aplicadas em 19 de novembro de 2017 e contaram com 80 questões de múltipla escolha e redação. Os conteúdos cobrados na prova objetiva foram: história (8), filosofia (5), sociologia (5), geografia (8), língua portuguesa e interpretação de texto (28), língua inglesa ou espanhola (6), matemática (10), noções de administração pública (5) e noções básicas de informática (5). Saiba mais sobre o concurso aqui.