Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Após assinatura com Cebraspe, edital do MPU pode sair a qualquer momento, diz especialista

Nesta quinta-feira (16/8), foi anunciado no DOU a escolha da banca do concurso. O ato confirma que vai haver concurso em breve e coloca os concurseiros de todo país em polvorosa

17/08/2018 16:58 | Atualização: 17/08/2018 17:14

Lorena Pacheco

Breno Fortes/CB/D.A Press
Prédio da PGR, em Brasília, pode ser a lotação de aprovados no próximo concurso do MPU
Em entrevista ao site de Concursos, o professor de legislação do Gran Cursos Online Gilcimar Rodrigues afirmou que só falta a assinatura do contrato com a banca organizadora para que o edital do Ministério Público da União (MPU) seja lançado a qualquer momento. Nesta quinta-feira (16/8), o Diário Oficial da União trouxe o extrato de dispensa de licitação escolhendo o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como examinadora da seleção. O ato confirma que vai haver concurso em breve e colocou os concurseiros de todo país em polvorosa.


Além de concordar de que se trata de um concurso que vai mobilizar milhares de candidatos, o especialista garantiu que, além das vagas imediatas para técnicos e analistas, será aberto um cadastro reserva que se pode confiar. O professor ainda fala das vantagens de ser um servidor do MPU e dá dicas de estudo para serem implementadas agora. Confira trechos transcritos abaixo e depois assista a entrevista completa em vídeo em seguida:

Após a escolha da banca e com o fim do concurso de remoção interna nesta semana, já podemos considerar que o edital de abertura do MPU pode sair já na semana que vem?


O concurso estava sendo aguardado há um ano, mas o primeiro passo foi dado oficialmente. Antes tínhamos uma expectativa, mas não se tinha uma determinação real de concurso para o MPU em 2018. Então foi dada realmente a largada. Temos a dispensa de licitação para contratar e Cebraspe, isso já é um bom presságio, já que a banca realizou os últimos dois concursos do órgão. A expectativa agora é finalizar os trâmites burocráticos, o contrato propriamente dito será fechado, o extrato de contrato será publicado, finalizar o concurso de remoção e a qualquer momento teremos o edital na praça. Há burburinhos de que o edital saia na semana que vem, mas existe esse trâmite exigido pela Lei 8.666 que deve ser seguido.

Sobre a quantidade de vagas, o número oferecido vai corresponder a expectativa dos concurseiros?


Eu sempre digo que para o concurso do MPU você nem precisa olhar o quantitativo de vagas do edital, porque historicamente o MPU nomeia bastante servidores. Os cargos que serão abertos no concurso, analista/direito e técnico administrativo seguem essa tendência. E a razão é porque o MPU é uma abstração no mundo jurídico, o que existe na prática é que ele é composto por quatro ramos específicos: Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Assim, você faz um concurso e pode ser nomeado para quatro órgãos. E dentro de cada ramo ainda tem uma grande subdivisão. O MPF, por exemplo, dentro dele nós temos a Procuradoria-Geral da República (PGR), sediada em Brasília, temos cinco procuradoria regionais da República, além das procuradorias da República que todo o estado tem. Isso só analisando o MPF. Os demais seguem a mesma lógica. Então é cadastro reserva que você pode confiar.

 

Confira mais perguntas e respostas sobre o MPU no vídeo abaixo: