Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

PMDF: candidatos não devem temer seca para testes físicos que começam amanhã

Especialista diz que clima atual de Brasília é bom para os testes. Confira dicas importantes para não errar

14/09/2018 17:41 | Atualização: 14/09/2018 18:46

Lorena Pacheco

Divulgação/PMDF/Facebook
Os testes físicos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) serão aplicados a partir deste sábado (15/9) até o próximo domingo (23/9), pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). O que os brasilienses já sabem é que setembro é geralmente um dos meses de pico da seca na capital federal. Entretanto, não há motivo para temer o TAF nesse clima. 

Quem fez a afirmação é o professor do Gran Cursos Online César Marra. Segundo o especialista, que também é doutor em saúde coletiva e especializado em fisiologia do exercício, o grande problema, quando alguém pratica exercícios físicos, é equilibrar a troca de calor com o ambiente. “O que muitos não sabem é que fazer exercícios em ambientes secos é melhor do que em lugares mais úmidos, porque quanto menor a presença de água no ar mais evaporamos suor e assim equilibramos nossa temperatura. Em ambientes secos como Brasília, a troca de calor com ambiente é extremante eficiente.” 

Segundo Marra, é notável quando em ambientes secos não suamos, porque o processo de evaporação é constante, e isso é bom para manter a temperatura interna regulada. No entanto, é nessa hora que devemos ter mais atenção. “Como não reparamos o suor na pele, a tendência é achar que está tudo bem com nosso corpo, mas esse é um sinal claro de que estamos sofrendo desidratação.” 

Assim, tendo em vista que a seca é uma aliada e não inimiga do concursando na hora do TAF, listamos algumas dicas importantes do especialista que devem ser levadas em consideração durante os testes: 

  • Cerca de meia hora antes do início do teste beba 200ml de alguma bebida isotônica e faltando uns cinco minutos para começar os testes beba mais 200ml de água apenas. 

  • Não tome muita água. Além de ficar sujeito a desconforto gástrico, você pode apresentar sinais de hiponatremia, já que a grande quantidade de água pode diluir o sódio no sangue causando contrações musculares, náuseas, dor de cabeça, confusão mental e fadiga (ou seja, tudo que não pode acontecer num teste físico de concurso). A ingestão de isotônicos pode prevenir isso. 

  • Use roupas leves que deixam os movimentos livres. Quanto maio a quantidade de pele exposta melhor, justamente para facilitar a troca de calor com o ambiente. Vá de shorts e camisa regata, de preferência, e deixe em casa calças e blusas de manga comprida. 

  • Não dê ouvidos a recomendações para consumo de produtos que milagrosamente vão melhorar seu desempenhos nas provas. O uso desses tipos de produto vai alterar seu metabolismo e pode até te prejudicar. O que vai melhorar sua performance é treinamento e alimentação adequada.

  • Acorde cedo, e já tenha preparado seu documentos e a roupa para o TAF no dia anterior. 

  • Faça uma refeição, com quantidade habitual, a base de carboidratos antes dos testes, e também no dia anterior, para reserva de energia. Massas em geral são indicadas (pães, macarrão, batatas, entre outros alimentos). Sem a ingestão de carboidrato o candidato pode apresentar fadiga precoce. Evite comer gorduras e frituras. 

Instruções importantes para o TAF  

De acordo com a convocação para os testes, é obrigatório comparecer com antecedência mínima de 30 minutos do horário indicado no edital de convocação. Será eliminado do concurso quem não comparecer na data e horário informados para o teste.

O candidato deverá levar documento de identidade original e cópia, atestado médico original específico para tal fim com todas as informações legíveis e bebidas e comidas (somente na forma do disposto no edital normativo). É proibido portar, durante a realização dos testes, aparelhos eletrônicos e armas. Recomendamos, também, que evite bolsas e mochilas.

Os candidatos deverão comparecer com roupa apropriada para a prática de educação física e natação (recomendamos já aparecer com a vestimenta, por questões de falta de tempo hábil para troca). Não haverá segunda chamada do teste. 

A sequência de realização dos testes foi definida por ordem alfabética dos nomes dos candidatos, ou seja, quem tem nome que começa com a letra “A” será o primeiro a ser testado. A banca dividiu os concorrentes por turmas, são 136 turmas, sendo 17 em cada dia. Os exames começam diariamente às 6h20 e terminam às 16h30. 

Cada candidato deverá comparecer no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga* em dois dias: o primeiro para fazer testes barra fixa, flexão abdominal (tipo remador) e corrida de 12 minutos e o segundo para o teste de natação. 

Os testes de capacidade física serão realizados em até duas tentativas, sendo concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo na primeira, após um tempo não menor do que cinco minutos da realização da tentativa inicial, com exceção dos testes de corrida e de natação, que serão realizados em apenas uma tentativa. 

Quer mais dicas para realização do TAF da PMDF? Acesse aqui! 

Previsão do tempo para amanhã** 

A previsão do Inmet é de um sábado e domingo com temperaturas altas, em cerca de 30ºC, mas com possibilidade de chuva. "Serão dias quentes, mas a umidade não fica tão baixa. Devemos ter uma umidade do ar de 80% a 20%, e a chance de chuva deve ficar em torno de 30%", afirmou o meteorologista Amilton Carvalholizou Amilton. 

Disputa acirrada 

Ao todo, o concurso conta com 50.448 inscritos, sendo 34.467 homens e 15.981 mulheres, que disputam 500 vagas imediatas e 1.500 vagas para formação de cadastro reserva e salários iniciais de R$ 4.119,22 + R$ 850. 

* Sesi de Taguatinga: QNF 24 - Área Especial, Taguatinga Norte – Taguatinga – DF – CEP 72.125-740. 

** Com informações de Alan Rios, especial para o Correio