Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Novo concurso oferece 100 vagas, mas AGU tem muito mais cargos desocupados

Concurso da AGU abre inscrições nesta quarta-feira, a partir das 14h

03/10/2018 11:52 | Atualização: 03/10/2018 11:57

Lorena Pacheco

Reprodução/Internet/D.A Press
Apesar da oferta de vagas do recém-lançado concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU) ser de 100 oportunidades, a assessoria da instituição informou ao site de Concursos que o quantitativo representa menos que 20% dos cargos desocupados atualmente. São ao todo 565 caros vagos na AGU hoje. Mesmo assim, o edital de abertura da nova seleção não contemplará formação de cadastro reserva.


A esperança para um possível aumento das vagas durante a validade do concurso (que é de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, a critério da AGU) seria a aprovação do PL 6.788/17, que cria 3 mil cargos. Desse total, 2 mil chances são de nível superior, para carreira de analista técnico de apoio à atividade jurídica, e mil de nível médio/técnico, para técnico de apoio à atividade jurídica, além de cargos de nível superior, intermediário e auxiliar, que hoje integram o quadro de pessoal da AGU. A última movimentação do PL foi agora, em setembro, quando foi encaminhada a solicitação de impacto financeiro e orçamentário para o Ministério do Planejamento.

Inscrições abertas

O período de inscrições do concurso da AGU começa a partir das 14h desta quarta-feira (3/10). A taxa custa R$ 95. São 100 oportunidades, com remuneração de R$ 6,2 mil, além de benefícios. As chances são para profissionais de nível superior do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo.
 
Os cargos são: administrador (48), analista técnico-administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico com assuntos educacionais (2) e técnico em comunicação social (5). Os contratados devem cumprir carga horária de 40 horas semanais. Confira tudo sobre o concurso em: Desvendando o edital da AGU

Os candidatos são avaliados por meio de provas objetivas e discursivas previstas para 9 de dezembro. Elas devem ocorrer nas 27 unidades federativas. O edital ainda reserva de 5% das chances para pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros. Quer boas dicas para a prova, leia em: Professor de administração dá dicas para o concurso público da AGU