Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Marinha abre concurso com 40 vagas para sargentos músicos

As chances são destinadas a candidatos com ensino médio completo

20/03/2019 11:23 | Atualização: 01/04/2019 14:58

Mariana Fernandes

Marinha/Divulgação
Novo edital de concurso foi lançado pela Marinha do Brasil. São 40 vagas para ingresso no curso de formação de sargentos músicos do Corpo de Fuzileiros Navais, com exercício em 2020. 

As inscrições estarão abertas entre os dias 1 e 29 de abril, custam R$ 74 e podem ser feitas por meio do site.

Para participar, o candidato precisa ter ensino médio completo, idade entre 18 e 25 anos completos e altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.

As vagas são para músicos com habilidades nos seguintes instrumentos: contra baixo acústico, flauta transversal, eufônio Bb, tuba em Bb, saxofone alto, saxofone tenor, trompete em Bb, trompa, trombone tenor, percussão,  fagote, oboé,  violoncelo, clarinete baixo Bb – clarone e clarinete em Bb.

Etapas

O concurso de admissão ao curso será realizado em sete etapas: exame de escolaridade;
prova prática de música; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica e verificação de documentos.

A prova específica de música conterá 25 questões do tipo múltipla escolha, com 5 opções de resposta em cada questão. Questões objetivas abordando os seguintes assuntos:

a) acordes;
b) escala cromática;
c) escala geral;
d) enarmonia;
e) história da música;
f) intervalos;
g) modos de escala (maior e menor);
h) modulação;
i) série harmônica;
j) tons vizinhos e afastados;
k) transposição e ornamentos;
l) vozes;
m) transposição dos modos litúrgicos; e
n) andamento

A prova de expressão escrita será uma redação dissertativa, redigida a caneta com letra cursiva, cujo tema será sobre assunto de importância nacional ou fato atual, na qual serão avaliados, principalmente, coerência e clareza de ideias, correção gramatical, sintaxe, ortografia e fidelidade ao tema proposto, constando de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

O exame de escolaridade será realizado às 10h do dia 29 de junho de 2019.

Leia mais: Confira as vagas abertas em concursos do Exército, Marinha e Aeronáutica 

O curso 

Os aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no curso e o realizarão na condição de praça especial. Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, a praça especial receberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, como ajuda de custo para suas despesas pessoais.

O curso terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

Após a conclusão do curso, a praça especial prestará juramento à bandeira e será nomeada terceiro-sargento, com remuneração inicial de R$ 3.825.