Concurso, Portal Uai, Belo Horizonte, MG

publicidade

Jungmann anuncia concursos com 500 vagas para a PF e 500 para a PRF

O anúncio foi feito pelo ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, nesta quarta-feira (28/2), como uma das medidas que serão realizadas para o combate ao crime organizado e violência

28/02/2018 17:40 | Atualização: 28/02/2018 17:46

Rodolfo Costa

Divulgação
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão autorizadas a abrir novos concursos públicos ainda em 2018. Os dois órgãos lançarão editais com 500 vagas cada, para provimento de vagas de agente federais e agentes rodoviários federais. O anúncio foi feito pelo ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, nesta quarta-feira (28/2), como uma das medidas que serão realizadas para o combate ao crime organizado e violência. 

A abertura dos certames contempla uma série de outras ações que o governo lançará ainda nos próximos meses. Entre elas, estão ações voltadas para a PRF, que inclui aumentar de 30 câmeras de vídeo monitoramento para 330 câmeras em todo o país.

Ainda para a PRF, o governo pretende instituir o chamado "plantão voluntário". Uma medida que permitirá a compra de um tempo da folga de policiais para atuar em escalas variáveis, como feriados ou em operações determinadas previamente. 

As ações ainda preveêm o remanejamento de 20 delegados da Polícia Federal para exercerem atividades contra a corrupção. "São ações voltadas para conter os gargalos e emergências da Segurança Pública no país que serão sequenciadas e apresentadas", disse o ministro.

Entre outras  ações também estão uma integração e coordenação de policiamento dos estados. O ministro pedirá uma parceria com as unidades da federação para que policiais que não se encontram na rua exerçam atividades de policiamento nas ruas. 

Segundo estimativas Jungmann, cerca de 1% a 2% dos agentes se encontram em outros órgãos ou tarefas e não estão patrulhando as ruas e oferecendo mais segurança para a população.